BRASIL

 

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

 HOME | EMPRESA | PRODUTOS  |  CATALOGO (PDF)  | CONSULTA | APLICAÇÃO

Busca Universal para solid state relay:
 

1- O que é um relé ?

2- O que é um relé de estado sólido ou solid state relay(ssr) ?

3- Diferenças entre relé de estado sólido e relé eletromecânico ?

4- Quais as aplicações mais comuns para relés de etadado sólido ?

5- Tipos de Comando:

6- Tipos de tensão de comutação:

7- Tipos de Correntes:

 

1.Relé

O relé (do frances relais, relevo) é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor controlado por um circuito eléctrico e que, por meio de um, eletroimã, aciona um ou vários contatos que permiten assim , abrir ou fechar vários circuitos elétricos independentes. Foi inventado por Joseph Henry em 1835.
O relé é capaz de controlar um circuito de saída de maior potência que a de entrada, pode considerar-se, num amplo sentido, uma forma de amplificador elétrico.
Como tal  aplicou-se na telegrafia, fazendo a função de repetidores que geravam um novo sinal com as correntes de pilhas locais, "elevando" assim a corrente.
Sendo chamados portanto de relevadores abreviados depois para reles.

Os relés convencionais são os eletromecânicos, formados por um eletroimã (parte elétrica) que ao receber uma energia elétrica, deslocam uma lamina móvel de metal (parte mecânica) que encostará numa segunda lamina fixa fazendo um contato elétrico entre elas.

 

2. Rele de Estado Sólido ou Solid State Relay (SSR)

No rele de estado sólido a bobina é subistituida por um Led emissores de luz ,que devidamente interligados à um led receptor óptico faz conduzir uma pastilha de cristal semicondutora.
Podemos ter vários tipos de elementos semicondutores como transistores, tiristores e mosfets e outros.

São chamados tambem de Chave Estática e comumente no mercado suprimem o "estado" e os chamam de Rele Sólido.

3.Relé de estado sólido ou um relé eletromecânico

Ha situações em que o uso do rele de estado sólido é imprescindivel , em outras seu uso não é aconselhado e em outras o uso combinado
pode ser uma solução perfeita na solução de alguns problemas.
Portanto as inumeras qualidades e deficiencias dos dois sistemas determinam seu uso:

a) Vida Útil:
Não tendo partes móveis que se desgastam ,o SSR leva uma grande vantagem sobre os eletromecânicos .podendo ser acionados até um valor de 30 vezes por segundo sem que haja qualquer alteração de sua vida útil, enquanto os eletromecânicos tem sua vida útil diretamente ligada ao numero de vezes acionados, alem de ser muito lento impedindo seu uso em algumas aplicações.
Em termos gerais pode-se dizer que o SSR tem sua vida útil cem vezes maior e cem vezes mais rapidos que a do eletromecânico.

b) Arco Voltaico:
Nos rele eletromecânicos no momento do atracamento e na abertura dos contatos ocorre o centelhamento produzido pelo arco elétrico gerando várias consequências.

RELÉ ELETROMECÂNICO

RELÉ DE ESTADO SÓLIDO

Carbonização dos contatos levando à um futuro mal contato

Não há contato elétrico

Possibilidade de início de combustão se houver gazes inflamáveis

Não há centelhamento

flash de Luz no centelhamento podem afetar processos fotograficos

Não há centelhamento

Oxidação das partes metálicas em ambientes corrosivos ou umidos

Totalmente encapsulado

 

 

 

 

 

 

 

 

c) Interferencias Eletromagnéticas:

No rele eletromecânico no atracamento por causa da inercia mecanica ocorre vários contatos e aberturas rápidas até a estabilização de sua posição de fechamento gerando assim ruídos elétromagnéticos, pricipalmente quando a tensão é alternada e no momento do atracamento a tensão da senoide esteja em níveis elevados.

No SSR ocorre apenas um contato e sendo rápido e de fácil controle pode ser acionado no momento em que a tensão senoidal cruza o nível zero de tensão, eliminando totalmente os ruidos eletromagnéticos ( transientes) que interferem em circuitos eletrônicos. este sistema de acionamento no nível zero é chamado de Zero-Crossing.

Ha tambem modelos de Rele de Estado Sólido que não usam o sistema de zero-crossing, ou seja, assim que é acionada a entrada, imediatamente é acionada a saída, chamamos esta versão de disparo Randômico.

 

d) Vibrações mecânicas

1-Sendo de construção sólida, ou seja, não possue partes móveis pode ser usado um lugares onde ocorra vibrações mecânicas.

2-Tendo tambem a vantagem de não produzirem barulhos mecânicos sendo totalmente silenciosos.

e) Consumo de energia para acionamento

No caso dos reles eletromecânicos nescessitam de correntes acima de 100 mA enquanto o SSR não chegam a 15 mA podendo facilmente ser acionados por 5mA. podendo então ser acionados diretamente por circuitos eletrônicos com baixa capacidade de corrente como os circuitos integrados e microprocessadores, eliminando assim o uso de drives para acinamento da bobina.

f) Proteção:

Os SSRs tem capacidade de absorver correntes de pico (8 milisegundo) de 5 à 10 vezes sua corrente nominal mesmo assim necessitam de proteção através de fusíveis ultrarapidos, visto que sua queima se da muito rapidamente enquanto os eletromecânicos podem ser protegidos até por disjuntores.

g) Aquecimento

Sendo o SSR componente eletrônico de potencia geram calor que precisam ser dissipados para mante-los em temperatura baixa, para isso dispõe de uma parte metalica que deverá ser fixada em uma parte metalica da máquina ou equipamento nessa impossibilidade devera receber um dissipador ,enquanto os eletromecanicos geram pouco calor.

h) Disparos espurios

O SSR tem uma sensibilidade à energização dv/dt, ou seja quando aparece uma tensão muito grande num tempo muito curto, no momento da energização do sistema as vezes ocorre uma condução muito curta normalmente imperceptiveis para a carga em amientes com muito transientes, a colocação de varistores pode amenizar o problema.

i) Falhas comum

Relés eletromecânicos
a) abertura da bobina ( menos comum)
b) falta de condução nos contatos ou mal contato (mais comum)
c) colamento do contato (menos comum)

SSR
a) Queima da entrada ( muito rara) podendo ocorrer na maioria das vezes por erro de ligação
b) Curto dos contatos ou curto na saída ( maioria dos casos) provocado por execesso de corrente ou falta de dissipação.

4. As aplicações mais comuns para relés de estado sólido

- Controle de linhas de produção
- Sistema de segurança e Alarme
- Controle de Tráfego
- Displays Luminosos
- Equipamentos Reprograficos
- Controle de temperaturas
- Equipamentos de diversão
- Máquinas e equipamentos em geral
- Máquinas de produção

5.Comando DC ou AC

Tambem chamada de (entrada), os comandos podem variar de 3 à 32 VDC ou 90 à 280 VAC dependendo do modelo

 

6. Tensão na carga AC ou DC

Tambem chamada de (saida) modelos mais comuns são no caso do AC, 120-240-380-480-660 VAC e nos modelos DC, 5-12-24-48-60-100 e 200 VDC.

7.Tipos de Correntes

As correntes de comutação mais comuns são 3-5-12-16-25-40-75-100-125-150-200-300-400 Amperes.
Usualmente dimensiona-se o relé com 30% à 40% a mais da corrente a ser aplicada, possibilitando o uso de fusível ultrarapido no valor de 20% a mais da corrente aplicada.

 

   © 2009 TELETRONIC Indústria e Comércio Ltda.  Todos os direitos reservados.